1.   DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA LEITORA E ESCRITORA

2.   PROJETO ALIMENTAÇÃO EQUILIBRADA

3.   APRENDIZADO COM JOGOS

4.   ROBÓTICA PEDAGÓGICA COESI

5.   MARATONA DO CONHECIMENTO

6.   PROJETO DE ORIENTAÇÃO AO ADOLESCENTE – POA

7.   PROVA TEMÁTICA

8.   PROJETO DE QUALIFICAÇÃO CONTINUADA

9.   PROJETO DE INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA

10. ROBÓTICA SOCIAL COESI

11. Brincando com a Lógica: Aprendendo a Pensar

12. Família e escola em Ação

13. EDUCAÇÃO FINANCEIRA NO CURRÍCULO

 

 

1. DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA LEITORA E ESCRITORA    

O trabalho de leitura e escrita realizado com os estudantes da Educação Infantil  e Ensino Fundamental transformou-se  no Projeto Leitor-Escritor, que tem como objetivo formar leitores capazes de reconhecer diferentes estilos literários fazendo uso da oralidade, expressando o conteúdo do texto, transformando-o ou reconstruindo-o em um exercício constante de competência leitora e escritora.

 

  2. PROJETO ALIMENTAÇÃO EQUILIBRADA   

A escola tem um papel salutar no desenvolvimento integral dos nossos estudantes; portanto para se ter um bom desenvolvimento cognitivo, é primordial que o nosso corpo esteja saudável. Assim, estamos dando continuidade ao Projeto Alimentação Equilibrada, Vida Saudável, que tem por objetivo incentivar nossas crianças a uma alimentação variada e equilibrada no seu dia-a-dia, reconhecendo a importância dos nutrientes contidos na alimentação. Dessa forma, nossas crianças terão um bom hábito alimentar e estilo de vida saudável, que irão contribuir para que ela cresça e se desenvolva adequadamente, podendo, ainda, ajudar na prevenção do desenvolvimento de doenças. 

 

 3. APRENDIZADO COM JOGOS   

A utilização de jogos no ensino da matemática comprova que esse material pedagógico, como estratégia de aprendizagem, proporciona, além do prazer, de forma lúdica, o interesse dos alunos pela disciplina.

É com essa proposta que o jogo de tabuleiro e o xadrez são trabalhados, como estimuladores indispensáveis ao processo de aprendizagem da matemática e principalmente como auxiliar interno (jogo estratégico) na resolução de problemas. 

 

 4. ROBÓTICA PEDAGÓGICA COESI   

Em parceria com EDAcom Tecnologia, representante exclusiva da Divisão Educacional do Grupo Lego no Brasil, o Coesi oferece o que há de mais moderno em tecnologia – ROBÓTICA PEDAGÓGICA. Essa mais nova tecnologia permite que os estudantes não só absorvam os aspectos tecnológicos da formação, mas também incorporem diversas habilidades/capacidades (aprender fazendo e aprender a ser/conviver/pensar); desenvolvendo conceitos científicos que os capacitem a compreender o mundo altamente tecnológico que os rodeia.

 

5. MARATONA DO CONHECIMENTO     

O Coesi demonstra o seu compromisso com a educação ao explorar as inteligências múltiplas de seus estudantes e promover um ensino que enfatiza a construção do pensamento crítico.Em razão disso, oferecemos aulas especiais preparatórias para as Maratona Brasileiras de Física, Matemática, Química, Astronomia, Biologia, Robótica e Informática. A preparação para essas competições é enriquecida com material didático próprio e específico: resolução dos exercícios nos moldes das Maratona brasileiras e internacionais; pesquisas em laboratórios; realização de eventos específicos entre outros. O Coesi é a única instituição do Estado com estudantes classificados para as seletivas mundiais das Maratona Internacionais de Física e Astronomia (Mendes/RJ).

 

 6. PROJETO DE ORIENTAÇÃO AO ADOLESCENTE – POA   

O projeto a ser desenvolvido traz como foco “a adolescência”, buscando amenizar as dúvidas, conflitos e medos que naturalmente permeiam os jovens nessa fase de vida. O jovem vivencia várias perdas relativas à sua infância e começa a colocar-se diante de um mundo adulto. As identificações e idealizações da infância com os pais, professores e pessoas valorizadas vão sendo substituídas pela busca de uma identidade pessoal baseada nas experiências reais do próprio adolescente que tem ânsia em se descobrir como “a pessoa que realmente é”. (LUCCHIARI, 1993). As responsabilidades e as consequências pelas escolhas que fizer neste momento serão fundamentais para seu futuro. O POA – Projeto de Orientação ao Adolescente, com o tema “Adolescer de bem como a vida”, nada mais é do que uma proposta de orientação aos estudantes de 11 a14 anos , para que façam melhores escolhas.

 

TEMAS TRABALHADOS:

  • A Adolescência – fase de intensas mudanças
  • Gravidez na adolescência
  • Sexualidade e namoro na adolescência
  • As drogas e o álcool na adolescência
  • Internet – rede de relações entre os jovens
  • Relação entre pais e filhos adolescentes

 

  7. PROVA TEMÁTICA   

O Projeto Pedagógico do COESI, em sintonia com as atuais tendências educacionais, estabelece em um dos seus pilares de ensino o educar para pensar, visando ao desenvolvimento de competências e habilidades em cada área de ensino. É com esse propósito que estamos oferecendo aos nossos estudantes a Prova Temática, um instrumento avaliativo, interdisciplinar, que engloba conceitos, fatos, teorias e habilidades aliados a um tema gerador e contextualizados por áreas de conhecimento (Linguagens e Códigos, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática). Para tanto, não basta o estudante dominar conceitos, fatos, fórmulas, princípios e teorias estudadas, mas saber aplicá-los na solução de situações-problema.

 

 

8. PROJETO DE QUALIFICAÇÃO CONTINUADA   

Será que o professor precisa ser um super-homem para exercer bem sua profissão? Acreditamos que não, o que ele precisa é ser um eterno aprendiz. E para isso, ele conta com o trabalho efetivo da coordenação pedagógica da escola, que tem o papel de efetivar um programa de formação, que provoque na equipe escolar um movimento de reflexão e busca de conhecimento. Em tempos de mudança e desafios na educação,  o Coesi proporciona ao seu corpo docente o PQC- Projeto de Qualificação Continuada, que tem como objetivo desenvolver a competência docente, promover uma reflexão sobre a práxis pedagógica e colocá-lo dentro das atuais tendências do cenário educacional.

 

  

9. PROJETO DE INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA     

A função social da escola é propiciar aos estudantes a construção do saber científico e sistematizado. Para isso, as escolas devem proporcionar o incentivo à pesquisa, com vistas ao crescimento das potencialidades tecnológicas exigidas pela sociedade, a democratização das informações, bem como desmistificar os conhecimentos nas ciências e tecnologias. O COESI oferece aos estudantes da Educação Infantil ao Ensino Médio projetos de investigação cientifíca, por acreditar que a formação do estudante pesquisador contribui para o desenvolvimento de sujeitos críticos e atuantes. A situação de formular hipóteses, preparar experiências, recolher dados e analisar resultados favorecem fortemente a motivação dos estudantes, fazendo-os adquirir atitudes como curiosidade, desejo de experimentar, acostumar-se a duvidar de certas informações, confrontar resultados e obter, assim, mudanças não só de conceitos, mas também de atitudes diante da Ciência.

 

-  PROJETO HORTA

-  PROJETO CHOCADEIRA ELÉTRICA

-  PROJETO MINHOCÁRIO

-  PROJETO O PULO DO SAPO

-  PROJETO PLANTAS MEDICINAIS

-  PROJETOVERDE QUE TE QUERO VER

-  PROJETO ECOSSISTEMAS

-  PROJETO CORAÇÃO

 

A função social da escola é propiciar aos estudantes a construção do saber científico e sistematizado.

 

 10. ROBÓTICA SOCIAL COESI   

O Colégio COESI desenvolve sua responsabilidade social através da implementação de projetos próprios e em parceria com instituições por considerar que a escola deve promover ações interdisciplinares que contribuam para ensinar a importância da solidariedade. Dessa forma, o projeto ROBÓTICA SOCIAL tem como matéria constitutiva a interação entre vários atores sociais que participam de ambientes de aprendizagem reunindo kits de montagem Lego, composto por grande quantidade de peças, motores e sensores controláveis por computador e softwares que permitam programar o funcionamento dos modelos montados.  O projeto é de grande relevância por ser  um exercício de cidadania, envolve as pessoas para além do seu campo de vivência, permitindo a transposição de barreiras e preconceitos em benefício do outro. O projeto é uma ação que possibilita maior conscientização do indivíduo diante do seu  papel social, além de despertar o sentimento de solidariedade

 

 

11. Brincando com a Lógica: Aprendendo a Pensar   

O raciocínio lógico é uma ferramenta indispensável para a realização de muitas tarefas específicas em quase todas as atividades humanas, pois é fundamental para a estruturação do pensamento na resolução de problemas. Assim, é imprescindível selecionar atividades que incentivem os alunos a resolver problemas, tomar decisões, perceber regularidades, analisar dados, discutir e aplicar idéias.

As atividades propostas nas oficinas estão relacionadas com situações que tragam desafios e levantem problemas que precisam ser resolvidos, ou que dêem margem à criação e permitam que os estudantes se sintam capazes de vencer as dificuldades com as quais se defrontam e de tomar a iniciativa para resolvê-las de modo independente.

 

 

12. Família e escola em Ação   

Surgiu da necessidade de estreitar os laços entre família e escola no que diz respeito às diversas temáticas que interferem na dinâmica escolar. Observamos no cotidiano de crianças e jovens muitas dúvidas e carências de orientação quanto a diversos assuntos que necessitam de ser abordados de forma assistida e prolongada, envolvendo profissionais e instituições num trabalho em conjunto. Hoje, as famílias enfrentam a falta de tempo e a dificuldade em tratar e agir com temas contemporâneos que afligem a sociedade como um todo. Assim, ciente de que seja necessário abrir espaço de discussão para temas como: bullying e cyber bullying: será que meu filho é vítima?, O uso de drogas na adolescência, A sexualidade na adolescência, Diálogo entre pais e filhos, o Coesi proporciona  ciclo de palestras  para que família e escola possam debater e traçar ações para uma melhor formação do sujeito como um todo.

 

 

13. EDUCAÇÃO FINANCEIRA NO CURRÍCULO

O Coesi se antecipa ao Projeto Lei nº 171 que está em trâmite no Senado Federal e implanta a Educação Financeira no currículo escolar da Educação Infantil ao Ensino Fundamental I. Enquanto as autoridades discutem o formato a ser legalizado, os estudantes do Coesi foram despertados para a importância de uma vida financeira equilibrada.  Desde o mês de março, os nossos estudantes participam de aulas ministradas pelas professoras, as quais são orientadas pela equipe Coesi e DSOP. As aulas através da metodologia DSOP têm como objetivo desenvolver um comportamento saudável financeiramente, através do hábito de poupar e de não consumir, planejar e orçar os gastos, evitar o desperdício e, acima de tudo, sonhar. “Quanto mais cedo trabalharmos esses conceitos, menores os sacrifícios e maiores os resultados no futuro. A sociedade precisa de gerações livres de endividamento e alfabetizadas financeiramente”, enfatiza Carla Eugênia, Diretora Pedagógica.