Educação Infantil 

A Educação Infantil do COESI baseia-se numa proposta sociointeracionista efetivando na prática pedagógica atividades que propiciem o crescimento dos aspectos socioafetivo, cognitivo, linguístico e psicomotor, como também favoreçam o pleno desenvolvimento das habilidades e talentos. Para estimular o brincar e o faz-de-conta, oferecemos aos nossos estudantes um infraestrutura completa:  brinquedoteca, laboratórios de informática e ciências, sala de culinária, sala de psicomotrocidade, brinquedão, pátios cobertos e ao ar livre – além de salas amplas e arejadas. O currículo da Educação Infantil contempla atividades com temas geradores, através de  projetos na sala de aula que oportunizam uma aprendizagem contextualizada e interdisiciplinar relacionadas  às diversas áreas do conhecimento. Aulas de música, artes, ballet, judô enriquecem o currículo da Educação Infantil, possibilitando todas as condições necessárias para o desenvolvimento cogntivo, motor e emocional dos estudantes.

 


Ensino Fundamental - 1º ao 9º ano 

O Projeto Pedagógico do COESI, em sintonia com as atuais tendências educacionais, estabelece em um dos seus pilares de ensino o educar para pensar. Essa proposta visa ao desenvolvimento de competências e habilidades em cada área de conhecimento pautadas na concepção de ensino interacionista, por acreditar que um indivíduo, cujo processo histórico seja bem acompanhado, estimulado e influenciado, terá como resultado um excelente desenvolvimento social, cognitivo e afetivo. Estratégias de ensinagem diferenciadas são desenvolvidas para a construção de uma aprendizagem significativa, com aulas reflexivas, em que estudantes e professores são protagonistas do conhecimento na busca de uma educação participativa.  Estimular a criatividade, resgatar valores e desenvolver as habilidades de cada aprendiz fazem parte do dia-a-dia do COESI.

 


 

Ensino Médio 

A última fase da educação básica visa consolidar e aprofundar os estudos do Ensino Fundamental. Além desses objetivos básicos, o Ensino Médio do Coesi preza pela formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual dos seus estudantes, pois acredita que o estímulo ao pensamento crítico aliado aos fundamentos científicos contribua para o melhor acesso ao ensino superior. Para tanto, utiliza-se de componentes curriculares que associam os conteúdos exigidos nos Concursos Vestibulares a práticas que melhor reafirmam a aprendizagem.

Aqui, no Coesi, o estudante nunca está sozinho. Estamos sempre prontos a assessorá-los em seus estudos e suas escolhas. Oferecemos orientação dirigida por matéria, conforme a necessidade do aluno. Orientação educacional por série, plantão de dúvidas, reforço nas áreas de Ciências Naturais e Exatas com suas Tecnologias, suporte Enem e orientação profissional. Ao longo do ano, o estudante Coesi é assistido pela Coordenação Pedagógica, bem como pela Psicopedagoga que desenvolvem um plano de Orientação Vocacional para melhor atender às expectativas dos vestibulandos. A partir do POV (Programa de Orientação Vocacional) são organizadas palestras com convidados especialistas nas mais diversas áreas, o que fornece uma rica visão sobre as atividades que se abrem com o ensino superior e ajudam o vestibulando a confirmar suas escolhas profissionais. Para aliar teoria do conhecimento à prática, os estudantes do Médio participam de Eventos de cunho social e\ou científico, respaldados nos objetivos desta fase escolar. São realizadas visitas especulativas, montagens tecnológicas, produções artísticas, pesquisas científicas, participações em eventos externos – Maratona do Conhecimento.

 

Conheça mais sobre a proposta do Ensino Médio Coesi. E, claro, nos visite!

 

 

Psicopedagogia 

A psicopedagogia tem por objeto de estudo a aprendizagem como um processo individual, em que a trajetória da construção do conhecimento é valorizada e entendida como parte do resultado final. Assim, a psicopedagogia no Coesi desenvolve um trabalho cujo objetivo geral é desenvolver e trabalhar o ser que aprende de forma a potenciá-lo como uma pessoa autora, construtora de sua história, de conhecimentos e adequadamente inserida no contexto social. O psicopedagogo deve ter a consciência de observar o indivíduo como um todo: coordenação motora ampla, aspecto sensório-motor, dominância lateral, desenvolvimento rítmico, desenvolvimento motor fino, criatividade, evolução do traçado e do desenho, percepção espacial e viso-motora, orientação e relação espaço-temporal, aquisição e articulação dos sons, aquisição de palavras novas, elaboração e organização mental, atenção e coordenação, bem como, expressões, aquisição de conceitos, e, ainda, desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático. Através destes complexos ambientes de observação, procuramos entender o processo de aprendizagem segundo a abordagem vygotskyana, partindo do pressuposto que são várias as razões que determinam o sucesso ou o fracasso escolar de uma criança. A prática psicopedagógica é entendida como o conhecimento dos processos de aprendizagem em seus mais diversos aspectos: cognitivos, emocionais ou corporais.

 

São atribuições do psicopedagogo no Coesi:

 

  • - Utilização de métodos, técnicas e instrumentos psicopedagógicos que tenham por finalidade a pesquisa, a prevenção, a avaliação e a intervenção relacionadas com a aprendizagem;
  • - Apoio psicopedagógico aos trabalhos realizados nos espaços institucionais;

  • - Acompanhamento de alunos inclusos ou com necessidades especiais;

  • - Orientação e apoio aos professores com relação a estudantes com dificuldade de aprendizagem e/ou com necessidades especiais;

  • - Serviço de Orientação Vocacional individual e/ou grupal visando orientar os estudantes do Ensino Médio a fazer uma boa escolha profissional;

  • - Organização de encontros de orientação para pais e estudantes;

  • Reuniões periódicas com pais de alunos inclusos ou de atendimento diário.


Tecnologia e Educação 

 Ao longo da história da eduação brasileira, muitos recursos pedagógicos surgiram, desapareceram e inovaram-se. Parte dessas mudanças ocorreram por conta do avanço tecnológico presente de forma efetiva em todos os setores da sociedade. Por isso, a depender das diferentes realidades sociais, o quadro negro, passa a ser branco e também digital. O livro didático ganha o computador como aliado, a internet incrementa as pesquisas e o conhecimento de forma geral. Sabe-se também que o bom relacionamento entre professores, estudantes e tecnologias traz boas consequências para o aprendizado. Partindo desta realidade, o COESI utiliza as Tecnologias da Informação e Comunicação de forma prática e com objetivos bem definidos. Assim, preocupa-se com a formação continuada do docente e apoia-o na produção e execução de suas aulas. Reconhecer a importância das TIC no ambiente educacional é necessário, como também saber aplicá-las de forma que venham a contribuir no processo de ensino-aprendizagem. Para o COESI, dispor de lousa interativa, laboratórios de informática, retro-projetores multimídia e parceria com portais educacionais, não teria validade se seu uso não fosse técnico e pedagogicamente efetivo.